Acesso restrito ao filiado CBCS

CBCS

tel. +55 (11) 4191-0665
secretaria@cbcs.org.br

Desempenho Energético Operacional em Edificações

Apresentação

 

O projeto DEO do CBCS desenvolve conhecimento, indicadores e técnicas para a avaliação e melhoria de desempenho energético de edificações na fase de uso

Em 2013, buscando entender a diferença entre projeções de consumo em edifícios, estimadas na fase de projeto, e o medido na fase de operação, o CT Energia do CBCS começou a estudar melhores práticas internacionais de eficiência energética em edificações existentes, ressaltando a importância de uma avaliação do efetivo desempenho energético "em uso". Para saber mais clique aqui.

Com base nas informações, foi publicado o Posicionamento CBCS sobre a Visão Brasileira para propor o desenvolvimento de benchmarks, indicadores e etiquetagem para eficiência energética na fase operacional de edifícios. Para ler o Posicionamento clique aqui

Por compreender a relevância em se criar uma metodologia robusta, que acesse o consumo real, o CT Energia desenvolveu uma ferramenta (base de dados e etiquetagem) de coleta e sistematização de dados que permite a comparação do consumo energético na fase de operação de edificações, dentre tipologias com características e usos semelhantes. A metodologia foi publicada na Comunicação Técnica "Desenvolvimento de benchmarks nacionais de consumo energético de edificações em operação". 
 
O Projeto DEO - Desempenho Energético Operacional desenvolveu parcerias importantes para avançar este assunto no Brasil, e tem diversos projetos concluídos ou em andamento:
4. Benchmarking de prédios públicos
 
O CT Energia está reunindo empresas atuantes na manutenção e operação de empreendimentos, concessionárias, construtores, proprietários e agentes de decisão para a participação no projeto. Temos interesse em receber contatos de organizações com grandes bancos de dados de consumo energético. Para mais informações sobre como participar, enviar comentário ou sugestões, escreva para: energia.benchmarking@cbcs.org.br. 
 
Os resultados dos projetos são discutidos nas reuniões do CT Energia, exclusiva aos associados CBCS.
 

Saiba mais sobre como fazer parte do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável!  


 

Para dúvidas ou envios, contate-nos através do email

energia.benchmarking@cbcs.org.br


 

CBCS nas redes sociais

Membro