As dimensões sociais e ambientais das atividades empresariais passaram a se tornar um fator intrínseco das atividades econômicas contribuindo para construção de redes e conexões que possibilitem uma melhoria na gestão da sociedade. O tema gestão e inovação para sustentabilidade têm consolidado as discussões no setor da construção civil no Brasil e atualmente, podemos dizer que a escassez de recursos naturais não renováveis, as mudanças climáticas e a necessidade de criação de novas formas de construção têm impulsionado o setor a buscar alternativas mais ecoficientes na produção de sistemas mais inteligentes, diminuindo a geração dos impactos sociais, ambientais e econômicos na cadeia construtiva.
Os caminhos para inovação passam pela gestão mais eficaz dos processos de produção e consumo e tem impulsionado a cadeia da construção a se organizar para promover melhorias, por exemplo, na cadeia de suprimentos.
A inovação em produtos na construção civil se faz necessária e a produção mais limpa leva as organizações a um maior ganho de competitividade. Os métodos construtivos existentes precisam de inovações e pequenos investimentos em novas tecnologias que tem impulsionado enormes ganhos de competitividade. Hoje os resíduos já são matérias primas na incorporação de novos produtos.
O tema foi escolhido em continuidade aos debates realizados em 2008, onde foram abordados os caminhos para o futuro da sustentabilidade no setor. O SBCS09, tendo como pano de fundo as necessidades de ações voltadas a minimização e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, tratará a sustentabilidade sob a ótica de profissionais que irão apresentar formas de gestão e tecnologias construtivas inovadoras ao setor da construção civil.

Mais informações : inscricaosbcs09@cbcs.org.br