Acesso restrito ao filiado CBCS

CBCS

tel. +55 (11) 4191-0665
secretaria@cbcs.org.br

Água

Links e Referências

Ana - Agência Nacional de Águas

A Agência busca implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso à água, promovendo o seu uso sustentável.

A Biblioteca Virtual da ANA tem: apresentações, base de Dados georreferenciados, mapas digitais, publicações, vídeos.


Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental
A CETESB é uma agência do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.

CIRRA- Centro Internacional de Referencia em Reuso de Água
O CIRRA é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo promover e disponibilizar recursos técnicos e humanos para estimular práticas conservacionistas visando a promoção, a institucionalização e a regulamentação da prática de REÚSO no Brasil.

PNCDA -Programa Nacional de Combate ao desperdício de água

O PNCDA busca promover o uso racional da água de abastecimento público nas cidades brasileiras.

Sabesp - Companhis de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

A Sabesp é uma empresa que atua como concessionária de serviços sanitários municipais. Presente em 366 municípios do Estado de São Paulo, é responsável pelo planejamento, construção e operação de sistemas de água, esgotos domésticos e industriais.


ARTIGOS

Legislação relativo à Água.

Águas Interiores - relatórios e publicações

Águas Litorâneas - relatórios e publicações

Águas Subterrâneas - relatórios e publicações

Water footprints of nations:Water use by people as a function of their consumption pattern - Databases on water use traditionally show three columns of water use: water withdrawals in the domestic, agricultural and industrial sector respectively (Gleick, 1993; Shiklomanov, 2000; FAO, 2003).

 

GEO Brasil recursos hídricos:componente da série de relatórios sobre o estado e perspectivas do meio ambiente no Brasil. Brasília: ANA; PNUMA, 2007. 264 p. (GEO Brasil Série Temática: GEO Brasil Recursos Hídricos). Disponível também em CD-ROM. Primeiro de uma série de relatórios temáticos, se propõe contribuir, dentro das possibilidades abertas pela metodologia GEO, para uma avaliação compreensiva e integrada dos conceitos e fundamentos, do aparato organizacional e legal e dos instrumentos de gestão das águas que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SINGREH).

Legislação básica da ANA. 2. ed. Brasília:ANA, 2007. 338 p. Disponível também em CD-ROM.Traz textos de legislação relativos à: Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Política Nacional de Recursos Hídricos, Conselho Nacional de Recursos Hídricos; criação da Agência Nacional de Águas - ANA, sua estrutura regimental, seu quadro de pessoal, criação de suas carreiras, procedimentos de natureza técnica e administrativa em geral.

"Panorama da Qualidade das Águas Superficiais no Brasil", engloba os estudos realizados sobre a qualidade das águas brasileiras, além de abordar, também, questões quantitativas, os diversos usos e a aplicação dos instrumentos de gestão da água, previstos na Lei n. 9.433/97.

 

Fórum das América - Mensagem de Foz do Iguaçu.

 

MANUAIS

 

Manual de conservação de água

Autor: Orestes Marracini Gonçalves
Este Manual de práticas recomendadas tem a finalidade de subsidiar o proprietário no concernente à escolha de um Projeto de Sistemas Hidráulicos Prediais sob a ótica da Conservação, com a proposição de soluções racionalizadas que garantam um menor consumo de água e minimização da geração de efluentes, bem como ...
Palavras-chave: uso racional, água, residencial


Manual Conservação e Reuso da Água em Edificações

Autor:
A publicação apresenta alternativas para a ampliação da oferta de água, informações sobre reúso de água e investimento necessário, além de formas de redução de perdas e desperdícios no projeto, construção e utilização de empreendimentos imobiliários. Parceria: SindusCon-SP, Fiesp e ANA (Agência Nacional de Águas).


 

CBCS nas redes sociais

Membro