Acesso restrito ao filiado CBCS

CBCS

tel. +55 (11) 4191-0665
secretaria@cbcs.org.br

Econômico e Financeiro

Apresentação

Coordenador

Marcelo Vespoli Takaoka

Depoimento do coordenador

"O CBCS criou o Comitê Temático Econômico e Financeiro com o objetivo de tratar políticas de financiamento voltadas para a cadeia da construção e mitigação de distorções econômicas ao longo da cadeia produtiva, para eliminar as resistências do setor à inovação e mudança para uma economia verde, de baixa emissão de carbono, em que todos saem ganhando: governos, empresários, sociedade e meio ambiente.

Trabalhar a sustentabilidade no setor da construção significa trabalhar a eficiência dos processos produtivos, a racionalidade no uso recursos naturais, a qualidade do ambiente construído e a redução de riscos ambientais, sociais e econômicos.

Desta forma, inserir conceitos e ações de sustentabilidade no setor da construção representa uma grande oportunidade de melhoria do desempenho do setor, ganhos de imagem e ganhos econômicos. Entretanto, em alguns casos, há a necessidade de se incorporar mecanismos financeiros ou de diferenciação tributária, com o objetivo de redistribuir parte dos ganhos econômicos da cadeia de produção e atender aqueles que tiveram seus custos de produção aumentados, com o objetivo de otimizar o processo como um todo.

Caso estes mecanismos não sejam criados, a cadeia produtiva se quebra e todos perdem.”


Temas abordados

  •  Formas de estimular, por meio das Instituições Financeiras, boas práticas de sustentabilidade no setor da construção civil;
  • Identificação de riscos não econômicos do setor imobiliário, principalmente, riscos ambientais, sociais e de mercado.

CBCS nas redes sociais

Membro