Acesso restrito ao filiado CBCS

CBCS

tel. +55 (11) 4191-0665
secretaria@cbcs.org.br

Notícias do CBCS

Projeto Cidades Eficientes comemora Dia Mundial da Eficiência Energética

05/03/2020 | CBCS| CBCS

O Brasil é signatário do Acordo de Paris - COP 21. Nesse contexto e com o objetivo de se manter o aumento da temperatura média global abaixo dos 2oC e preferencialmente a 1,5oC acima dos níveis pré-industriais, o país apresentou a Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC) com metas de redução das emissões de CO2 de 37% até 2025 e 43% até 2030 com base nas emissões de 2005. Entre as ações previstas no país encontram-se além do aumento na participação de energias renováveis, incentivo a ações de eficiência energética com o objetivo de aumentar a eficiência energética no setor elétrico em 10%.

É na escala do poder público e municipal que muitas dessas ações podem ser implementadas. Em muitos países, ações dos governos tanto federais quanto municipais têm sido essenciais para mudanças de comportamento no ambiente construído, estímulo à inovação e sustentabilidade. O governo municipal pode liderar pelo exemplo, envolvendo para isso ações de sustentabilidade nas suas edificações públicas.

 

Nesse contexto nasceu o projeto Cidades Eficientes do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) por meio do apoio do Instituto Clima e Sociedade. No ano do início do projeto, 2018, foram realizadas ações nos temas de eficiência energética, uso racional de água, geração distribuída e mobilidade, todas em relação aos prédios públicos municipais. Para isso foi realizado primeiro um diagnóstico que envolveu pesquisa com municípios brasileiros e a elaboração de um "Guia de Melhores Práticas para Municípios Brasileiros" disponível no site do projeto www.cidadeseficientes.cbcs.org.br. Também foi dada assessoria a três municípios brasileiros escolhidos por meio de processo de seleção: Sorocaba - SP, Florianópolis - SC e Jaboatão dos Guararapes - PE. A assessoria aos municípios teve como foco ações nos temas do projeto, entre as quais gestão dos dados de consumo e custo das edificações municipais.

Na segunda fase do projeto foi decidido trabalhar de forma mais aprofundada em uma cidade, buscando resultados que pudessem ser escalados a outros municípios. A cidade de Florianópolis é o foco de estudo desta fase do programa, para o qual o município lançou o Programa Floripa Cidade Eficiente. As ações deste ano tem como objetivo estruturação de elementos de governança e políticas públicas capazes de instituir rotinas sustentáveis para a mitigação das mudanças climáticas e resiliência das cidades. Tem-se um foco forte também na gestão de dados de consumo e custo das edificações públicas, identificada como etapa fundamental para qualquer política a longo prazo de planejamento municipal em ações de eficiência energética e uso racional de água.

O foco está também na elaboração e análise crítica de políticas públicas relacionadas à eficiência energética, assim como na capacitação dos funcionários da prefeitura nos temas do projeto.

Nesse sentido, estão sendo propostas atividades em torno à comemoração do dia Mundial da Eficiência Energética, para serem realizadas em Florianópolis, com ações que busquem a conscientização na Prefeitura Municipal de Florianópolis - PMF e população. Entre as ações propostas encontra-se a "Gincana Energética" que estará sendo realizada em dois prédios administrativos da PMF que se mostraram no levantamento realizado em 2018 como sendo grandes consumidores de energia elétrica. A Gincana, inspirada no Energy Treasure Hunt do Programa Energy Starcoloca-se como uma forma de capacitação dos funcionários dessas edificações da PMF relacionada a busca por ações de baixo custo que podem resultar em economias de energia. Porém, além disso, a ideia é ter também um panorama do comportamento e operação dos usuários nessas edificações. Participam da Gincana usuários das edificações da PMF, junto à especialistas de energia, entre os quais além da equipe do CBCS, estão sendo convidados a participar pesquisadores dos Laboratórios das Universidades da cidade que trabalham com temas na área de eficiência energética.

Igualmente estarão sendo feitos Diagnósticos Energéticos em quatro outros prédios da PMF que também apresentaram consumo energético significativo no estudo de 2018, sendo eles de tipologias de saúde, educacional e assistência social. Os diagnósticos energéticos também estão sendo propostos como treinamento para a equipe da PMF por meio da participação dos funcionários de gestão predial das edificações. Esta ação estará sendo realizada em sintonia com outro projeto que o CBCS está realizando, o projeto de Desempenho Energético Operacional - DEO, o qual tem foco no desenvolvimento de benchmarks nacionais de consumo energético de edificações em operação.

O dia 5 de março é celebrado mundialmente como o dia da eficiência energética. Como parte das atividades em torno desse dia, está também sendo prevista a assinatura de um decreto proposto pela equipe do CBCS junto com a equipe da PMF que participa do projeto, sobre Gestão de Dados e Boas Práticas em Eficiência Energética e Uso Racional da Água nas Edificações da Administração Pública de Florianópolis, a exemplo do que existe no âmbito federal.

A eficiência energética nas edificações é alcançada quando uma edificação apresenta um bom desempenho e conforto térmico dos usuários com um menor consumo de energia. O município tem um amplo potencial de economia por meio da eficiência energética nas suas edificações conforme o levantamento realizado na primeira fase do projeto Cidades Eficientes. Portanto, é importante começar a pensar em ações que perduram e se integrem na rotina da prefeitura de forma que se obtenham benefícios em curto, médio e longo prazo. As edificações têm uma longa vida útil, as mudanças que já estão sendo experimentadas no clima em função do aquecimento global tendem a piorar o desempenho das edificações, sendo portanto, muito importante para as prefeituras ter edificações energeticamente eficientes, que significam economia de recursos, conforto térmico e bem-estar dos usuários, assim como poupanças económicas para o governo municipal.

 

 

Segue abaixo cronograma com as atividades previstas:

 


05/03 - Dia Mundial da Eficiência Energética

05/03 - Início Gincana Energética SMDU/IPUF/FLORAM das 18:30 - 20:30

18:30 Planejamento

19:00 Início da Gincana

20:30 Término da 1a Etapa da Gincana

 

06/03 - Continuação Gincana Energética SMDU/IPUF/FLORAM das 14:00 às 17:30

14:00 Planejamento do dia

14:15 Início da Gincana

16:30 Início das conclusões e recomendações

17:30 Final da Gincana

 

09/03 - Treinamento Diagnóstico Energético. Hora: 8:00 - 17:00. Local a confirmar

 

11/03 - Diagnóstico energético Edif. 1 (Educação - NEIM Clair Gruber). Hora: 8:00 - 17:00

 

12/03 - Início Gincana Energética Edifício Aldo Becker das 18:30 - 20:30

18:30 Planejamento

19:00 Início da Gincana

20:30 Término da 1a Etapa da Gincana

 

13/03 - Continuação Gincana Energética Edifício Aldo Becker das 14:00 às 17:30

14:00 Planejamento do dia

14:15 Início da Gincana

16:30 Início das conclusões e recomendações

17:30 Final da Gincana

 

16/03 a 31/03 - Apresentação conclusões da Gincana Energética. Data e horário a confirmar

 

20/03 - Diagnóstico energético Edif. 2 (Educação - EB Herondina Zeferino Medeiros). Hora: 8:00 - 17:00

 

30/03 - Diagnóstico energético Edif. 3 (Saúde - CS Saco dos Limões). Hora: 8:00 - 17:00

 

08/04 - Diagnóstico energético Edif. 4 (Assistência social - Local a confirmar). Hora: 8:00 - 17:00

CBCS nas redes sociais

Membro