Currículos dos palestrantes

 

Afrodite Synnefa

Dia 5 de agosto das 8h40 às 10h40

Resfriando a cidade com materiais reflexivos: avanços tecnológicos, políticas e incentivos

Grega, pesquisadora no Grupo de Estudo Ambientais na Construção na Universidade de Athenas (NKUA). Graduada no Departamento de Física na NKUA; D.E.A. em construção e meio ambiente na Ecole National de Travaux Publique de l’Etat em Lyon (França) e doutora em física ambiental no Departamento de Física na NKUA. Participou de diversas pesquisas e projetos aplicados na Europa. Suas áreas de pesquisa são estratégias de mitigação de ilhas de calor, desenvolvimento de materiais com baixa absorção térmica, pesquisa e experimentação de propriedades termofísicas de materiais para ambientes urbanos, redução de consumo energético, qualidade do ar interno, conforto térmico e conforto térmico passivo.

 

Alex Abiko

Dia 5 de agosto das 11h10 às 13h10

Moderador – Painel 2

Engenheiro Civil, Professor Titular em Gestão Urbana e Habitacional da Escola Politécnica da USP, Coordenador do Grupo de Ensino e Pesquisa "Engenharia e Planejamento Urbanos" do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica. Tem desenvolvido pesquisas, se envolvido em consultorias e orientado alunos de mestrado e doutorado, além de possuir publicações em livros e periódicos particularmente em sustentabilidade urbana, gestão habitacional, ofertas em habitação e urbanização de favelas.

 

Alexandre Britez

Dia 4 de agosto das 16h00 às 18h40

Gestão de resíduos em canteiro de obra

Gerente de desenvolvimento tecnológico da Cyrela Construtora, responsável pelas áreas de gestão da qualidade, desenvolvimento tecnológico e produção sustentável. Mestre em Engenharia de Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e professor do curso de pós graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na área de Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios.

 

Andressa Baldi

Dia 4 de agosto das 16h00 às 18h40

Análise do ciclo de vida de produtos – caso das argamassas

Bacharel em Química Ambiental pela USP. Mestranda em Eng. Civil na Área de Construções Sustentáveis (Escola Politécnica-USP). Atua como Química de P&D há dois anos na Weber Saint-Gobain.

 

Antonio Cardilli

Dia 4 de agosto das 16h00 às 18h40

Transformação Social no Entorno das Obras de Infraestrutura

Integrante da Construtora Norberto Odebrecht, é responsável por Administração e Finanças na Usina Hidrelétrica de Santo Antonio, no Rio Madeira, em Rondônia. Idealizou e é responsável pela implantação pioneira do Programa de Qualificação Profissional Acreditar.

 

Cheng‐Li Cheng

Dia 5 de agosto das 8h40 às 10h40

Impacto na água e soluções para realidade urbana/global e ações locais

Chinês, professor no departamento de arquitetura da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia de Taiwan; doutorado pela Universidade de Tóquio, mestrado pela Universidade Nacional Chen-Kung e graduado pela Universidade Nacional Chen-Kung; presidente da Taiwan Toilet Association e CEO da Taiwan Building Technology Center; atua nas áreas de abastecimento de água e drenagem de edificações, projeto de prédios “verdes”, tecnologia ambiental e energia renovável.

 

Fabio Feldmann

Dia 5 de agosto das 14h30 às 16h50

Moderador – Rio + 20 e a Construção Sustentável

Consultor, administrador de empresas e advogado.
Deputado federal por três mandatos consecutivos (1986 – 1998)
Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo entre 1995 e 1998.
Autor de parte da legislação ambiental brasileira, como o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal, a Política Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Acesso Público aos Dados e Informações Ambientais, e relator da Política Nacional de Recursos Hídricos, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica.
Tem participado de inúmeras organizações da sociedade civil, tanto nacionais, quanto internacionais, desde o começo de sua vida profissional.
Em 2005 colaborou com a criação do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade, do qual é atualmente secretário-executivo.
Fundou e presidiu a SOS Mata Atlântica, a OIKOS, Funatura e Biodiversitas. Conselheiro na The Nature Conservancy Brasil, Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Akatu. Greenpeace Internacional e outras ONGs.
Ganhador de vários prêmios ambientais, como o Global 500 das Nações Unidas.

 

Guilherme Corrêa Abreu

Dia 4 de agosto das 16h00 às 18h40

Análise do ciclo de vida de produtos – caso do setor siderúrgico

Desenvolve trabalhos na área de meio ambiente em produção de aço, com experiência em processo integrado desde 1985. Trabalha na ArcelorMittal Tubarão desde 1997, onde atualmente exerce o cargo de Gerente de Meio Ambiente. Como destaque nas ações em sua carreira, além de diversos trabalhos específicos voltados a Gestão Ambiental, com ênfase no controle de poluição do ar, desenvolve e coordena projetos de redução de emissões de Gases Efeito Estufa e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo visando a geração de créditos de carbono, no processo de produção de aço. Ocupa a posição de Presidente do Comitê de Meio Ambiente do Instituto Aço Brasil para o biênio 2010/11.

 

Luiz Otávio Maia Cruz

Dia 4 de agosto das 16h00 às 18h40

Engenharia de microcimentos e sua aplicação como elemento de sustentabilidade em obras de recuperação e revitalização de estruturas

Formado em Engenheiro Civil pela Universidade Augusto Motta - RJ, Mestre em Engenharia  Pavimentação Intertravada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Negócios, 24 anos de experiência em tecnologia e aplicações  de cimentos e concretos. Membro dos comitês de Inovação e Sutentabilidade da Holcim Mundial desde 2006, Entre 2008 - 2010 - Gerente Geral da Holcim Concreto 2011 - Gerente Geral de Produtos, Serviços e Novos Negócios da  Holcim Brasil S.A

 

Mara Luisa Alvim Motta

Dia 4 de agosto das 16h00 às 18h40

A Experiência do Selo Casa Azul CAIXA

Gerente Executiva da Gerência Nacional de Meio Ambiente da CAIXA, arquiteta, pós-graduada em gestão ambiental empresarial e coordenadora do Selo Casa Azul CAIXA.

 

Martiniano Ribeiro Muniz

Dia 4 de agosto das 16h00 às 18h40

Sustentabilidade na construção de agências da Caixa

Gerente Executivo Substituto da Gerência Nacional de Infraestrutura da CAIXA, engenheiro eletricista, pós-graduado em gestão empresarial. Já atuou como consultor em eficiência energética para empresas privadas e órgãos como ANEEL e MME

 

Nancy das Graças Cardia

Dia 5 de agosto das 11h10 às 13h10

Qualidade de vida no espaço urbano, gestão da segurança nas metrópoles – Contribuição do desenho urbano para a garantia da segurança

Brasileira, coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos da Violência, vice-presidente do Instituto São Paulo contra a Violência. Ph.D em Psicologia pela London School of Economics and Political Science; fez mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e graduação em Psicologia pela USP. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em processos grupais e de comunicação, atua nos temas: violência, direitos humanos, justiça social e violência urbana.

 

Paul Houang

Dia 4 de agosto das 16h00 às 18h40

Análise do ciclo de vida de produtos – caso das argamassas

Brasileiro, 55 anos; formado em Engenharia Civil pela Poli–USP em 1977; doutorado em Engenharia Química pela Université de Compiègne, França; atuou no grupo Saint Gobain desde 1986 na área de inovação: na Saint Gobain Recherche, França, principal laboratório de P&D na área de vidros; na divisão de vidros planos da Sekurit; na Brasilit como diretor de P&D para a substituição do amianto; diretor de laboratório de P&D na França, na área de materiais de construção; diretor técnico da Weber Saint Gobain–Quartzolit como responsável de P&D em controle de qualidade e sustentabilidade de produtos.

 

Paulo Hilário Nascimento Saldiva

Dia 5 de agosto das 11h10 às 13h10

Qualidade de vida e saúde no espaço urbano e construído - Impactos das metrópoles na saúde e qualidade de vida da população

Brasileiro, professor titular de patologia pulmonar na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; livre docente na área de patologia, pós-doutorado em Anatomia Patológica e Patologia Clínica, doutorado e graduação na área das ciências da saúde; pesquisa nas áreas de saúde humana, poluição atmosférica e patologia pulmonar.

 

Paulo Massato Yoshimoto

Dia 4 de agosto das 16h00 às 18h40

Análise do ciclo de vida de produtos – caso do insumo de água

Brasileiro, diretor metropolitano da Sabesp, responsável pela operação e universalização dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos em 38 municípios da região metropolitana de São Paulo e região Bragantina. Engenheiro Civil, formado pela Escola de Engenharia de Lins, possui experiência em saneamento básico.

 

Robert Hutchinson

Dia 5 de agosto das 14h10 às 15h10

Conferencista – Economia Verde

Robert “Hutch” Hutchinson, tem aproximadamente 30 anos de experiência em estratégia no setor de energia, negócios e tomada de decisões. É diretor executivo de pesquisa e colaboração no Rocky Mountain Institute (RMI), atuando em todos os setores energéticos no estabelecimento de estratégias e prioridades, e desenvolvimento de capacidades e relações de parceria no RMI. Lidera as atividades em Práticas de Edificações, com foco em novas estratégias de eficiência residencial e retrofits, remodelamento e aumento de eficiência no estoque de edificações não residenciais nos Estados Unidos. Projeto chave incluem ciência e modelagem de construções, melhorias nos processos de trabalho, redução de riscos e melhoria de comercialização, planejamento e execução de projetos piloto de ponta.  Atua no RMI na área de transporte, com foco atualmente na aptidão da plataforma e questões de infra-estrutura de veículos elétricos. Antes do RMI, atuou em negóios de capital de risco em energia “limpa” no Colorado e Califórnia. Foi membro e diretor do Boston Consulting Group, por cerca de 20 anos, onde este focado em negócios globais, infraestrutura, indústrias, tecnologia e finanças. Esteve envolvido no embrião de energia e tecnologia da informação no México, Washington e Brasil e teve experiências nos cinco continentes. Anteriormente, gerenciou o Programa de Conversão de Energia no Pacific Northwest Laboratory. Possui MBA e mestrado em engenharia mecânica na Universidade de Stanford, pós graduação na Universidade de Cambridge e graduação em engenharia mecânica e matemática na Universidade de Vanderbilt.

 

Roberto Lamberts

Dia 5 de agosto das 08h40 às 10h40

Moderador – Integração entre projetos de grande escala e o espaço urbano

PhD em Engenharia Civil pela University of Leeds, UK.
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.
Vice-Presidente e ex-Presidente da ANTAC – Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.
Membro do PBQPH – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade em Habitação Popular.
Membro do Conselho Consultivo do HABITARE – Programa Nacional de Habitação.

 

Sérgio Ângulo

Dia 4 de agosto das 14h10 às 15h30

Gestão de resíduos, dificuldades das empresas de construção civil e fabricantes de materiais no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos

Brasileiro, docente do departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do estado de São Paulo. Mestrado e doutorado pela Escola Politécnica da USP, pós-doutorado na Bauhaus Universität (Alemanha). Possui especialização em gestão de resíduos da construção e tecnologias de reciclagem.

 

Tadeu Fabrício Malheiros

Dia 5 de agosto das 11h10 às 13h10

Indicadores de sustentabilidade das regiões metropolitanas – Apresentação de indicadores que relacionem meio ambiente e saúde pública no ambiente metropolitano

Brasileiro, professor doutor na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e vice-coordenador do programa de pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental; graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, possui especialização em Engenharia Ambiental, mestrado em Resources Engineering pela Universitat Karlsruhe doutorado em saúde pública pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atua nos seguintes temas: indicadores de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, saúde pública, resíduos sólidos e gestão ambiental.

 

Trent Lethco

Dia 5 de agosto das 08h40 às 10h40

Mobilidade urbana nas grandes cidades: incentivos e soluções

Americano, associado ao Arup, escritório internacional de planejamento urbano e projetos em arquitetura, desde 2002 e docente da Universidade de Columbia, na Escola de Graduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação. Urbanista com foco em planejamento de transporte, atuou nas cidades de Nova York, Boston, Washington, Los Angeles, Chicago e São Francisco. Tem experiência com projetos que relacionam transporte e políticas de uso e ocupação do solo, visando a sustentabilidade fiscal, ambiental e social.

 

Vahan Agopyan

Dia 4 de agosto das 14h10 às 15h30

Moderador – Painel Inovação e Realidade

Professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; pró-reitor de pós-graduação da USP; membro do Conselho Superior da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2000 a 2012); membro de corpo editorial do periódico: Construction & Building Materials. Foi vice-presidente do CIB - International Council for Research and Innovation in Building and Construction (2004 a 2010).

 

Vanderley John

Dia 4 de agosto das 14h10 às 15h30

Inovação em materiais: Como a pesquisa para criação de novos materiais e novas aplicações para materiais existentes podem contribuir para soluções em construção civil.

Brasileiro, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e membro da coordenação das Engenharias da FAPESP. Foi membro da diretoria executiva da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído e diretor do CB2 da ABNT. Especializado em Materiais e Componentes de Construção e Construção Sustentável atua em temas como uso de resíduos como matérias primas, materiais e desenvolvimento sustentável, materiais avançados, argamassas de revestimento e colantes, durabilidade (incluindo biodeterioração) e compósitos aplicados à construção civil.

 

 

 

 

 
 

CBCS Notícias Blogspot

CBCS Twitter

Siga o CBCS pelo Twitter

CBCS Facebook

Curta a nossa página no Facebook

   
Caixa Holcim Weber Instituto Aço Brasil CBCS Cyrela CCP Odebrecht Home