Avaliação de Sustentabilidade

Apresentação

Coordenador

Prof. Francisco Ferreira Cardoso

Depoimento do coordenador

“Avaliações das evoluções das práticas socioambientais do setor, e do desempenho socioambiental de um empreendimento em relação aos níveis médio e de excelência, são importantes instrumentos de apoio à tomada de decisão para formuladores de políticas públicas e agentes do setor. O foco atual do Comitê Temático de Avaliação de Sustentabilidade do CBCS é a proposição de um conjunto de indicadores, de uma base de dados e de uma interface para que os agentes do setor a alimentem com os valores alcançados em seus empreendimentos, para possibilitar tais avaliações.”

Temas abordados

  • Boas práticas na avaliação de produtos, projetos e processos.
  • Discussão da avaliação de sustentabilidade com relação à realidade brasileira.
  • Elaboração e implementação da base de dados.
  • Discussão de como os dados da base podem se transformar em informações e conhecimentos para alimentar atividades de pesquisa e inovação.

Atividades em Andamento

Conjunto de indicadores de sustentabilidade de empreendimentos
Esse projeto visa propor um conjunto de indicadores de sustentabilidade socioambiental mensurável para os empreendimentos do setor da construção civil.

O objetivo não é criar uma nova metodologia de certificação, mas sim uma base de dados pública na qual os agentes do setor da construção possam informar o desempenho de seus empreendimentos em relação a cada indicador. Os indicadores são organizados em nove grandes temas:

  1. Qualidade do ambiente externo
  2. Infraestruturas
  3. Seleção e consumo de materiais, componentes e sistemas
  4. Gestão do canteiro de obras
  5. Gestão da água
  6. Eficiência energética
  7. Qualidade do ambiente interno e saúde dos usuários
  8. Operação e manutenção
  9. Social
  10. Poluição por emissões
 

As informações da base de dados permitirão criar uma massa crítica de dados que permita situar o desempenho socioambiental de cada empreendimento em relação aos níveis médio e de excelência praticados pelo mercado, servindo como instrumento de apoio à tomada de decisão.

A base de dados também poderá fornecer um diagnóstico da sustentabilidade da cadeia produtiva como um todo e indicar a evolução das práticas do mercado ao longo do tempo. Uma das premissas é a de que tal mecanismo estimulará ações de melhorias no desempenho dos empreendimentos brasileiros.

Finalmente, os dados da base, ao serem analisados, poderão se transformar em informações e conhecimentos para alimentar atividades de pesquisa e inovação.

Faça o download do documento (Versão Agosto 2014).