CBCS lança vídeo sobre a trajetória e o impacto do Programa Cidades Eficientes nas prefeituras brasileiras

“Cidades mais eficientes, que tenham edificações mais eficientes, vão reduzir o impacto em escala nacional. E vão ser muito importantes como exemplos a serem seguidos”. Esse depoimento, do professor Roberto Lamberts, conselheiro e curador do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), marca a abertura do vídeo institucional do Programa Cidades Eficientes.

O vídeo, disponível no canal do CBCS no YouTube, mostra de forma clara e inspiradora como o Programa Cidades Eficientes se propõe a contribuir com a gestão municipal para a eficientização dos seus edifícios. O programa tem atuado nos eixos de gestão, capacitação e políticas públicas. Entre as diversas iniciativas estão a plataforma de gestão do consumo de energia, água e gás desenvolvida pelo CBCS e já implementada em Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Rio do Sul (SC) e Teresina (PI), a elaboração de códigos de energia com recomendações para códigos de obras e outras políticas municipais, a criação de manuais de compras eficientes e o desenvolvimento de metodologias de capacitação diferenciadas, como as gincanas energéticas e de uso de água aplicadas a escolas e outros prédios municipais. A produção destaca os exemplos das prefeituras do Rio de Janeiro e de Florianópolis, entre as pioneiras no programa, realizado pelo CBCS com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) desde 2018. O evento de encerramento da quinta fase, com a apresentação dos resultados do programa, foi realizado em fevereiro deste ano com transmissão ao vivo pelo YouTube. Clique aqui para assistir. 

Em Florianópolis, uma das cidades-piloto, o programa motivou uma série de grandes estudos e políticas públicas. “Em todos esses anos, avançamos muito na questão de eficiência energética no município, tanto em política pública, um manual de compras públicas, assim como uma plataforma que permite que a gente acompanhe o gasto de água e de energia de todos os prédios públicos municipais durante os meses do ano”, afirma a arquiteta Cibele Asmann, gerente de Inovação da Prefeitura de Florianópolis. Na perspectiva do Rio de Janeiro, também um dos primeiros municípios a aderirem ao Cidades Eficientes, o programa contribuiu para o compromisso assumido pela cidade de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050. “É um programa que a gente vê muito valor até pelo processo de trabalho, que foi muito colaborativo”, destaca Daniel Mancebo, coordenador geral de planejamento da Prefeitura do Rio de Janeiro. 

Com depoimentos de profissionais do CBCS, do Programa Cidades Eficientes e das prefeituras participantes, o vídeo mostra como o trabalho conjunto tem contribuído para o avanço das políticas municipais de sustentabilidade. “O sucesso do programa é justamente essa parceria com o corpo técnico das prefeituras, de forma a que todas as questões que são desenvolvidas sejam implementadas de uma forma total dentro da prefeitura. Esperamos, com isso, estar contribuindo cada vez mais para uma maior eficiência das cidades no Brasil”, destaca a arquiteta Maria Andrea Triana, coordenadora técnica do Programa Cidades Eficientes. 

Governança e transparência

As ferramentas apresentadas demonstram o potencial do Programa Cidades Eficientes como modelo para outras cidades brasileiras interessadas em alinhar suas políticas aos princípios da sustentabilidade e da eficiência. 

O lançamento do vídeo reforça a mensagem central do programa: as cidades são agentes fundamentais da transição para um futuro mais sustentável. “Cada prefeitura deve tomar a decisão de iniciar o processo de evolução – que passa pela transição energética, pela inovação tecnológica, pela descarbonização, pela adaptação às novas condicionantes climáticas, e até mesmo pela simples conscientização e engajamento das pessoas”, destaca Clarice Degani, diretora executiva do CBCS. 

“Ao observar as cidades que já adotaram iniciativas bem-sucedidas, percebemos que a liderança municipal é fundamental. Quando a prefeitura assume o protagonismo, estabelecendo metas e orquestrando ações com o setor público, o setor privado e a sociedade civil, ela se torna exemplo não apenas para a população local, mas também para outros municípios, estados e, eventualmente, para outros países. Com uma governança clara, recursos bem aplicados e transparência nos resultados, podemos acelerar a transição energética local e, ao mesmo tempo, contribuir para os compromissos climáticos do Brasil”, reforça Clarice.

 

Conheça o Cidades Eficientes 

O vídeo institucional está disponível no canal do CBCS no YouTube. Gestores públicos, técnicos municipais e profissionais do setor da construção são convidados a conhecer o Programa Cidades Eficientes e descobrir como aplicar suas ferramentas e metodologias para tornar as edificações das cidades brasileiras mais eficientes e sustentáveis. Interessados podem enviar e-mail para cidadeseficientes@cbcs.org.br

Saiba mais em cidadeseficientes.cbcs.org.br

Clique e assista.

 

 

 

Video: Guedert Films