Sidac é destaque em simpósio sobre tecnologia das argamassas

O Sidac – Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção – foi uma das atrações do XV SBTA (Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas), realizado nos dias 11 a 13 de junho de 2025, em Porto Alegre (RS). O evento foi promovido pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) e contou com a participação do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

O professor doutor Vanderley M. John, conselheiro e diretor do CBCS, coordenador técnico e um dos idealizadores do Sidac, ministrou a palestra “Argamassa de baixa pegada de carbono”. Professor titular da Escola Politécnica da USP, John é referência nacional e internacional em sustentabilidade na construção, tecnologia de materiais e inovação em concretos e argamassas. Ele também participou da abertura do minicurso “Inventário de energia e carbono incorporados nas argamassas utilizando o Sidac”, conduzido pela Engenheira Civil e doutora em Nanociências e Materiais Avançados, Heloísa Cristina Fernandes Cordon. John contextualizou o aquecimento global, as problemáticas ambientais e falou sobre a atuação do CBCS na abordagem da sustentabilidade no setor da construção.

No minicurso, de três horas de duração, Heloísa fez uma demonstração prática do Sidac para um grupo formado por acadêmicos e profissionais do mercado. Ela detalhou o sistema e apresentou exemplos de como fazer o cálculo da pegada de carbono utilizando os dados disponíveis no Sidac e a sua calculadora. “Foi um curso colaborativo, com bastante participação do público. Muitos participantes já conheciam o Sidac, como os alunos de pós-graduação que utilizavam o sistema nas disciplinas sobre análise de ciclo de vida”, comenta. 

Heloísa destaca a relevância do SBTA – principal evento técnico nacional direcionado à tecnologia das argamassas e dos revestimentos, e especialmente esta 15ª edição que marcou a celebração dos 30 anos do simpósio. “Eu, como acadêmica, já participei do SBTA em outras edições e conhecia bem o evento e sua importância para o setor. Foi muito bacana participar agora como facilitadora do minicurso e ter a oportunidade de apresentar o Sidac na prática”, afirma. 

A oficina de capacitação ministrada por Heloísa integra as ações do convênio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) firmado entre o CBCS e a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. (ENBPar), executado com recursos do Plano Anual de Aplicação de Recursos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PAR-Procel). Heloísa integra a equipe operacional do Sidac, cuja expansão tem sido viabilizada por meio deste convênio.

 

Sobre o Sidac

O Sidac é uma plataforma on-line, de acesso público e gratuito, que reúne as informações do desempenho ambiental dos produtos de construção fabricados no Brasil. O sistema possibilita calcular indicadores ambientais — do berço ao portão da fábrica — com base em dados brasileiros e nos conceitos da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV, ou LCA em inglês), viabilizando a redução do carbono e da energia incorporados nas edificações. 

O sistema pertence ao Ministério de Minas e Energia (MME) e está sendo operado pelo CBCS com recursos do PAR-Procel, por meio de convênio firmado com a ENBPar.
Acesse: sidac.org.br