Sustentabilidade, resiliência e desempenho contínuo: o que a ISO/TR 41019 traz para a gestão de facilities

Impactos, desafios e oportunidades do Relatório Técnico ISO/TR 41019 para profissionais e gestores que buscam transformar edifícios em espaços mais sustentáveis, resilientes e eficientes foram os temas abordados pela diretora executiva do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), Clarice Degani, no episódio do podcast “Gestão de Facilities e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – o que o Technical Report ISO/TR 41019 nos revela?”. 

A iniciativa foi do CEE-267 FM – Comissão de Estudo Especial 267 – Facility Management constituída pela ABNT em 2018 composta por um grupo de profissionais voluntários, envolvidos ou relacionados com a tradução e desenvolvimento da série ISO 41000 sobre Facility Management. O episódio do podcast foi conduzido pelo professor Frederico Behmer, conselheiro da ABRAFAC, e por Celso Toshio Saito, CEO | CKO na Econotrade Soluções Sustentáveis, ambos integrantes do CEE-267 FM.

Também participante do CEE-267, e especialista em sustentabilidade, Clarice apresentou uma visão aprofundada sobre o tema, destacando que o Technical Report ISO/TR 41019 é um documento que traz conteúdo transversal, que se integra perfeitamente aos sistemas de gestão, os quais se baseiam no ciclo PDCA – Planejar (Plan), Implementar (Do), Monitorar (Check) e Atuar na melhoria contínua (Act). “Tudo gira em torno do PDCA. Se você não tem planejamento, não avança, não monitora resultados e não percebe  as ações de melhoria necessárias, nada acontece. O olhar da sustentabilidade dentro desse ciclo de melhoria contínua é essencial. E quando surge um documento orientativo que aborda a sustentabilidade a relacionando com as recomendações da família de normas de Facility Management, é um facilitador”, afirmou.

Engenheira civil, Doutora em Tecnologia e Gestão da Produção pela Escola Politécnica da USP, com experiência no CSTB-França, Clarice é consultora em desempenho e sustentabilidade do ambiente construído desde 2008. Foi assessora técnica do SECOVI-SP e da Superintendência do Espaço Físico da USP e, atualmente, é Diretora Executiva do CBCS e docente nos cursos do MBA Gerenciamento de Facilidades e Tecnologia e Gestão da Produção na FDTE POLI/USP.  Ela construiu sua trajetória profissional voltada à sustentabilidade no setor da construção e a sua importância desde a etapa de desenvolvimento dos projetos até a entrega dos empreendimentos, passando pela redução dos impactos dos canteiros de obra. Clarice lembra que, há 15 anos, começou a refletir sobre o desafio de manter operantes e eficientes os sistemas inovadores embarcados nos edifícios considerados sustentáveis. “Sempre ficava a incógnita: será que tudo o que foi planejado seria mantido na prática?”, recorda.

Para ela, o papel do gestor de sustentabilidade e o do facility manager são indissociáveis. O facility manager é o próprio gerente de sustentabilidade na medida em que “sustentabilidade significa se sustentar ao longo do tempo, com o melhor desempenho possível, considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos tanto do ponto de vista das pessoas que ocupam o ambiente construído quanto de seu valor imobiliário”. O Technical Report vem justamente para lembrar esses princípios, abordados na linguagem dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, explica.

Da teoria à prática dos ODS na gestão de facilities

Clarice participou ativamente da elaboração do documento original, em inglês, da ISO. O grupo de trabalho reuniu especialistas de diversas partes do mundo — com coordenação na Austrália — e buscou compreender como os 17 ODS estabelecidos pela ONU se conectam às práticas da gestão de facilities em um ambiente construído. “O TR é um documento informativo, sem requisitos obrigatórios. Ele apresenta conceitos de sustentabilidade, resiliência e adaptabilidade dentro da gestão de facilities, uniformizando conceitos e recomendando boas práticas e medidas que possam ser planejadas, implementadas, contabilizadas e reportadas de maneira sistemática”, destacou.

A íntegra da conversa está disponível no canal do CEE-267 FM no YouTube.
Clique na imagem abaixo e assista.