|
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) está além do que a empresa deve fazer por obrigação legal. A Responsabilidade Social é a tradução e incorporação dos valores e compromissos das empresas em todas suas formas de relações em seus negócios. Podemos dizer que a RSE pode promover negócios sustentáveis, que por sua vez, são conscientes dos impactos positivos e negativos no campo econômico, social e ambiental, sejam eles gerados pelo negócio ou pela sociedade, procurando gerenciar os riscos e as potencialidades ou oportunidades que estão presentes na empresa e na sociedade.
A sustentabilidade não está só na empresa ou na sociedade, com os patrões ou com empregados, com as pessoas ou com o meio ambiente, mas nas relações que se estabelecem em todos os níveis e em toda cadeia do negócio. Portanto, a melhor forma de avaliar a RSE de fornecedores é através do relacionamento e de toda forma de realizar o negócio. É assumir uma co-responsabilidade dos insumos e serviços adquiridos, assim como tornar sua própria prática transparente para a sociedade.
A RSE pode ser organizada em quatro grandes temas:
1. Funcionários e Fornecedores
2. Meio Ambiente
3. Comunidade e Sociedade
4. Transparência e Governança
As informações sobre os temas são organizados em três níveis, iniciando com questões para verificação que possuem caráter eliminatório, questões para avaliação e busca do conhecimento e aprendizado e por fim, informações mais abrangentes para contribuir no entendimento.
1. Funcionários e Fornecedores
Para verificação
A empresa atende ao Passo 3: Verificação das questões sociais?
A empresa respeita a legislação trabalhista brasileira?
Para análise
A empresa possui CIPA, serviços de segurança e de medicina do trabalho de acordo com o perfil e número de funcionários?
A empresa verifica antes de contratar fornecedores e prestação de serviços se estão de acordo com a declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os princípios e direitos fundamentais no trabalho: liberdade sindical, reconhecimento do direito da negociação coletiva, eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou obrigatório, abolição efetiva do trabalho infantil e eliminação de qualquer discriminação relacionada a emprego e ocupação?
Saiba mais
A empresa adquire insumos de empresas signatárias do Pacto Global ou Objetivos de Desenvolvimento do Milênio?
Signatários brasileiros do Pacto Global:
Dados estatísticos de trabalho da mulher
Gráfico 1
Distribuição das mulheres ocupadas, por setor de atividade, segundo raça/cor
Região Metropolitana de São Paulo 2000-2009
__________
Fonte: SEP. Convênio Seade – Dieese e MTE/FAT. Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED
Tabela 1
Distribuição das mulheres ocupadas, por raça/cor, segundo setor de atividade
Região Metropolitana de São Paulo 2000-2009
__________
Fonte: SEP. Convênio Seade – Dieese e MTE/FAT. Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED.
(1) A amostra não comporta a desagregação para esta categoria. Download PDF
2. Meio Ambiente
Para verificação
A empresa atende ao Passo 2 - Verificação da licença ambiental ?
A empresa estabelece a Gestão de Resíduos da Construção Civil conforme Resolução CONAMA 307 ?
Além da Resolução CONAMA 307, a empresa possui Programa de Gestão de Resíduos de Construção Civil, de acordo com a legislação municipal ou estadual vigente?
Na cidade de São Paulo ver Lei Municipal 14.803/2008:
Para análise
A empresa possui setor específico para as questões de meio ambiente?
A empresa possui algum programa ou investe em tecnologias para conservação de energia e recursos naturais, como tratamento de efluentes para fins de reuso. captação de águas pluviais. adoção de energias alternativas ou cogeração de energia?
A empresa já realizou análise de ciclo de vida de seus produtos?
Saiba mais
Informações sobre Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada
Licenciamento Ambiental para empreendimentos
Resolução CONAMA 307 – Gestão de Resíduos da Construção Civil
ABNT NBR ISO 14.001 – Sistema de Gestão Ambiental
Auxilia empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais, criando o compromisso com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, vinculando essas práticas à gestão empresarial. A norma é baseada no ciclo PDCA do inglês "plan-do-check-act" - planejar, fazer, checar e agir, método de melhoria presente nos processos produtivos. Integram a ISO 14.000:
- ISO 14.004 - Sistemas de Gestão Ambiental - Diretrizes, Princípios Gerais e Técnicas de Apoio;
- ISO 14.010 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Princípios Gerais da Auditoria Ambiental;
- ISO 14.011 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Procedimentos - Auditoria de Sistemas de Gestão Ambiental;
- ISO 14.012 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Critérios de Qualificação para Auditores Ambientais.
http://www.inmetro.gov.br/gestao14001
OHSAS 18001 - Sistema da Segurança e Saúde Ocupacional
SA 8.000 – Norma de Responsabilidade Social
ISO 26.000 – Diretrizes internacionais em Responsabilidade Social
Considerando toda a cadeia produtiva, as diretrizes abordam assuntos de responsabilidade social como: direitos humanos, práticas de trabalho, relação com consumidores, desenvolvimento social, práticas de operação e governança organizacional, entre outros.
ABNT NBR 16.001 – Sistema de Gestão da Responsabilidade Social
Estabelece requisitos mínimos de um sistema de gestão da Responsabilidade Social, permitindo à organização formular e implementar política e objetivos com base em exigências legais, compromissos éticos, promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável e transparência nas atividades.
Segundo Ursine & Sekiguchi (2005), os pontos mais relevantes desta norma são:
- Aplicabilidade em organizações de diversos tipos e portes. Embora o público usual de normas de sistemas de gestão sejam as grandes corporações, esta norma foi redigida de forma a aplicar-se também às pequenas e médias empresas, de qualquer setor, bem como às demais organizações públicas ou do terceiro setor com interesse em aplicá-la;
- Entendimento amplo do tema “Responsabilidade Social”. Esta norma incorporou o conceito mais amplo de responsabilidade social, ao aproximá-lo da ética, da transparência e do desenvolvimento sustentável;
- Necessidade de comprometimento de funcionários e dirigentes em todos os níveis e funções, uma vez que se trata de um tema transversal;
- Desenvolvimento de programas com objetivos e metas. A norma prescreve que as "partes interessadas" devem ser consultadas e a organização deverá estabelecer, implementar e manter objetivos e metas com o envolvimento de funções e níveis relevantes dentro da organização e demais partes interessadas.
Índice de Sustentabilidade Empresarial Bovespa
a
3. Comunidade e Sociedade
Para análise
A empresa possui política sobre medidas reparadoras em reposta à reclamações e manifestações da comunidade?
A empresa recebeu reclamações ou manifestações da comunidade ou de organizações da sociedade civil (abaixo-assinado, protestos, petições por questões como: excesso de lixo, geração de mau cheiro, efluentes, excesso de tráfego, interferência nos sistemas de comunicação e outras possíveis?)
Saiba mais
A NBR 5671 – Participação dos Intervenientes em Serviços e Obras de Engenharia e Arquitetura esclarece as responsabilidades de todos os participantes de uma construção e faz citações à legislação do Código do Consumidor e Normas de Responsabilidades Técnicas.
4. Transparência e Governança
Para análise
- A empresa possui uma carta de princípios éticos ou uma política socioambiental?
- Possui na sua política de compra a seleção de fornecedores que sejam licenciados e que não possuam passivos ambientais?
- A empresa possui política ou, fazem parte da política, práticas anticorrupção e antipropina?
- A empresa expõe publicamente seus compromissos éticos por meio de material institucional, pela internet ou de alguma outra forma?
- Além de atuar de acordo com a legislação em vigor, a empresa dispõe de conselho consultivo e suas demonstrações financeiras são auditadas?
- A empresa segue práticas de preço e concorrência, cumprimento a legislação negando e evitando: pirataria, sonegação fiscal, contrabando, adulteração de marcas e falsificação de produtos?
Saiba mais
Empresas signatárias de pacto contra corrupção
Informações sobre licitações, denúncias e corrupção
Código de conduta sobre Governança Corporativa
Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável
Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável
Portal de Sustentabilidade
|
|