CBCS

tel. +55 (11) 4191-0665
secretaria@cbcs.org.br

RESULTADOS DA CHAMADA PÚBLICA


Resultado da Seleção de Municípios para Projetos Piloto
 
Nesta fase do projeto buscou-se conhecer o panorama nacional dos municípios com relação aos temas do projeto e proporcionar a escolha de três cidades para participarem dos projetos piloto.  Para a seleção dos municípios, foi realizada chamada pública nacional, a qual teve a inscrição de 130 municípios de 21 Estados, entre os quais, 67 mostraram interesse na participação de forma ativa, isto é, sendo potenciais candidatos para a escolha das cidades piloto. Entre as 67 cidades participantes de forma ativa, 32 municípios de 15 estados se encontravam na faixa alvo do projeto, municípios entre 200.000 e 2.000.000 de habitantes.

Foram escolhidos 20 dos 32 municípios para participação de entrevista em profundidade com a equipe do projeto, de acordo com os critérios estabelecidos na metodologia do projeto, sendo eles:
 
▪ Curitiba - PR     ▪Duque de Caxias - RJ     ▪ Florianópolis - SC     ▪ Foz do Iguaçu  - PR     ▪ Goiânia - GO       
▪ Itaboraí - RJ     ▪ Jaboatão dos Guararapes - PE     ▪ João Pessoa - PB     ▪ Limeira - SP    ▪ Campo Grande - MS  
▪ Londrina - PR     ▪ Niterói - RJ     ▪ Palmas - TO     ▪ Parauapebas - PA     ▪ Ribeirão das Neves - MG   
▪ Rio Branco - AC     ▪ São Carlos - SP     ▪ Sorocaba - SP     ▪ Blumenau - SC     ▪ Volta Redonda - RJ
 
A fase das entrevistas deu subsídios para a escolha das três cidades piloto. Para a escolha das cidades piloto foram considerados os seguintes critérios: 

Experiências com programas anteriores relacionados a eficiência energética e hídrica de edifícios, mobilidade urbana e geração distribuída;
▪ Existência de equipe capacitada, mobilizada e disponível para implementar os projetos piloto; ▪ Genuíno interesse e vontade política de implementar políticas de estado para a eficiência energética e hídrica de edifícios, mobilidade urbana e geração distribuída;
▪ Autorização para publicação de dados e resultados do projeto. 
 
Para cada um destes requisitos foram estabelecidos critérios de avaliação conforme metodologia definida no projeto. A etapa de entrevistas foi muito importante para o fornecimento de dados com relação a forma em que estão sendo abordados os temas do projeto no panorama nacional. Queremos agradecer a participação dos municípios na fase das entrevistas, salientando a importância da participação das cidades nessa etapa e parabenizamos os municípios escolhidos como cidades piloto nesta fase do projeto que foram:
 
        Jaboatão dos Guararapes - PE                        Sorocaba - SP                                Florianópolis - SC 
 
Todos os dados levantados durante as fases de chamada pública e entrevistas estão sendo analisados e constituem um banco de dados nacional de ações e projetos dos municípios brasileiros nas áreas de eficiência energética e hídrica, geração distribuída e mobilidade. O resultado deste estudo será divulgado nas próximas semanas, e representará uma contribuição do projeto em disseminar informações e ações para reduzir as emissões de carbono.  As próximas atividades do projeto, serão definidas em conjunto com cada um dos municípios selecionados, estabelecendo assim o escopo de assessoria técnica individualizado. Mais informações serão disponibilizadas no site do projeto ao longo dos próximos meses.  
 
Boletim Informativo número 01

 

CBCS nas redes sociais

Membro