Acesso restrito ao filiado CBCS

CBCS

tel. +55 (11) 4191-0665
secretaria@cbcs.org.br

Sobre CBCS

Missão, Visão, Origem

Missão

Promover a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e a preservação de seu patrimônio natural, pelo desenvolvimento e implementação de conceitos e práticas mais sustentáveis e que contemplem as dimensões social, econômica e ambiental da cadeia produtiva da indústria da construção civil.

Visão

Constituir-se como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público forte, coesa e participativa que, orientada pela ética e transparência de suas ações, seja reconhecida por seus pares nacionais e internacionais, como líder da busca da sustentabilidade ambiental, social e econômica em toda a cadeia produtiva da Construção Civil no Brasil.

Origem

O setor de construção oferece múltiplas oportunidades para adoção de práticas de sustentabilidade com relevantes benefícios.

A construção civil, um dos mais importantes setores da economia, com penetração em vários segmentos. É essencial ao desenvolvimento da sociedade contemporânea, com destaque para as áreas de moradia, comércio, serviços e infraestrutura, que geram milhões de empregos diretos e indiretos.

Por ser uma atividade de transformação, a construção civil se caracteriza como um dos setores que mais consomem recursos naturais e geram grandes quantidades de resíduos, desde a produção dos insumos utilizados, até a execução da obra e a sua utilização. Por essa razão, possui grande potencial de redução de impactos com a adoção de práticas de conservação e uso racional. Estima-se que seja possível reduzir entre 30% e 40% o consumo de energia e de água nas fases de uso e operação do edifício. Para se ter uma ideia dessa magnitude, no Brasil, a participação dos edifícios no consumo de energia elétrica é superior a 45%, e este porcentual está crescendo mais rapidamente do que a economia. Agir para a racionalidade e eficiência no consumo de recursos pode adicionalmente se traduzir em redução de gastos, com vantagens para a sociedade.

A partir dessa leitura dos potenciais benefícios ambientais, sociais e econômicos da cadeia de construção, em 2007 foi criado o CBCS, com o propósito de contribuir com o conhecimento sobre práticas de sustentabilidade aplicadas ao setor, que venham a melhorar a qualidade de vida das pessoas no ambiente construído e nas cidades.

CBCS nas redes sociais

Membro