Sumário Executivo
Benchmarks e etiquetas prediais são as ferramentas mais eficazes para redução de consumo de energia no ambiente construído. Existem três tipos de etiqueta de nível de eficiência energética em edificações: a etiqueta de projeto, a etiqueta de edifício construído e a etiqueta de consumo em uso. As duas primeiras já estão operacionais via PBE Edifica (Inmetro-Procel).
O processo de etiquetagem de consumo em uso consiste na elaboração de um indicador típico de mercado com base em dados reais de consumo e área das edificações para identificação do nível de eficiência do edifício de forma transparente por meio de uma etiqueta pública.
O CT Energia do CBCS está desenvolvendo os conceitos necessários para a implantação de um programa de etiquetagem energética "em uso" no Brasil. Este projeto servirá como base para um programa nacional, atendendo a demanda por indicadores confiáveis de sustentabilidade e desempenho.
Benefícios da Participação
Ao mercado
Aos projetistas
Como Participar
O CBCS busca a participação de empresas, órgãos públicos, gestores de facilities e agentes de setor imobiliária interessados em participar da iniciativa de benchmarking brasileiro, com o fornecimento de informações e dados sobre edifícios existentes.
A criação de um benchmarking para uma determinada tipologia exige um levantamento de informações em dois passos:
1. Coleta de dados simples (consumo energético e área) para criar um perfil de consumo total;
2. Levantamento de informações detalhadas para analisar desempenho e dividir consumo por uso final.
Em geral, o segundo passo é realizado com auditoria de energia realizada em uma amostragem pequena de edifícios.
Empresas privadas, órgãos públicos, gestores de facilities e agentes setor imobiliário
Nível 1: Fornecimento de dados
Caso tiver dados
de consumo elétrico disponíveis para pelo menos um ano, por favor baixe e
preencha o formulário disponível aqui. Veja um
exemplo preenchido. Em muitos casos, estes dados
podem ser solicitados diretamente com a concessionária. O formulário preenchido
devem ser enviado para energia.benchmarking@cbcs.org.
Nível 2: Parceria
Após o fornecimento de dados, é possível se integrar no projeto para ajudar no desenvolvimento dos benchmarks. Esta participação envolverá a disponibilização de informações mais detalhadas ou a realização de auditorias de energia em alguns edifícios. Além de posicionar a empresa na frente desta pesquisa, as auditorias trazem grandes benefícios para os proprietários dos edifícios.
Os parceiros serão reconhecidos no site do projeto e terão contato direto com a equipe e atualizações regulares sobre o projeto.
Empresas com >200 edifícios
Informações sobre consumo energético contribuem na criação dos benchmarks específicos por tipologia. Por favor, entre em contato diretamente [energia.benchmarking@cbcs.org.br] para conversar sobre o melhor formato para disponibilizar estes dados.
Concessionárias
Buscamos
parceria com concessionárias para realizar pesquisas em parceria e facilitar a eventual coleta de informações de consumo energético. Por favor, entre em contato [energia.benchmarking@cbcs.org.
Especialistas e técnicos
Estamos interessados em entrar em contato com acadêmicos, pesquisadores, consultores e engenheiros especializados em eficiência energética em edifícios existentes, para eventuais colaborações.
Nos casos de consultores que já têm bancos de dados ou estudos de caso em auditoria de energia, a utilização destes bancos dentro do projeto seria muito bem-vinda.
Para dúvidas ou envios, contate-nos através do email
energia.benchmarking@cbcs.org.br